Como tomar Creatina? Qual a melhor forma?


Alguns estudos comprovam que o consumo de creatina não deve ultrapassar os 5g porque o corpo não consegue absorver mais do que isso. Porém estes estudos apenas associam o consumo de 5g à creatina monohidrato, a mais prestigiada creatina em todo o mundo. Veja como: Como aumentar a ingestão de creatina?

Por esta lógica científica, tudo o que se ingerir a mais, será removido pelo urina certo? Depende... Quando falamos da absorção de algum nutriente existem diversos fatores que afetam a mesma. Os cofatores minerais, a acidez do estômago, os níveis de stress, o fator genético, níveis de electrólitos, etc... Cada pessoa certamente que tem uma absorção diferente de creatina assim como para qualquer outro nutriente.

A creatina é produzida pelo nosso corpo, por isso devemos ter uma alimentação saudável para estimularmos a sua produção. Ela pode ser suplementada para a prática de exercícios físicos intensos que envolvem contrações musculares como o bodybuilding ou powerlifting.

Na toma de creatina recomenda-se a forma monohidrato, uma vez que é composta por moléculas de fácil assimilação / síntese não representando perigo significativo para o organismo.

Há quem defenda que deve haver uma fase de saturação, onde se aumenta a dose inicialmente, porém ela não é necessária e muitas vezes pode sobrecarregar os rins provocando sintomas desagradáveis. Claro que tudo isso depende das condições adrenais de cada pessoa.

Como ingerir a creatina

A creatina deve ser tomada preferencialmente pós treino juntamente com uma boa fonte calórica de carbohidratos simples (dextrose) e whey protein para um máximo efeito, uma vez que os aminoácidos e a creatina se relacionam.
Assim sendo, a quantidade recomendada é de 5g (quantidade correspondente a uma colher de chá).
A creatina deve ser tomada todos os dias, mesmo nos dias em que não treina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário